segunda-feira, 11 de maio de 2015

Método de organização - Fly Lady#2


    Experimentei e... sigo o método!


    Falei neste método, já há uns tempos atrás (aqui). Entretanto pediram-me que fizesse mais uns posts sobre o mesmo. Por isso aqui vai o que sei:O objetivo deste sistema é criar rotinas, o objetivo é otimizar o nosso dia a dia, para ficarmos em modo «piloto automático» e assim manter a casa e a vida mais organizada. 
    Este método que sugere para irmos devagar, em etapas, para irmos adoptando novos hábitos e rotinas em nossa vida.
    No dia 1 - etapa 1
    No dia 2 - etapa 1 + etapa 2
    No dia 3 - etapa 1 +  etapa 2 +  etapa 3
    (...)
    Ao fim de 31 dias devermos ter um conjunto de tarefas que já farão parte da nossa vida

    «Dia 1 - Arrume e Mantenha a Pia da loiça Limpa»

    Para mim sempre foi importante deixar a bancada da loiça a brilhar. Eu uso máquina de lavar e raramente acumulo muita louça na pia. Mesmo quando não vou ligar a máquina coloco lá a louça. A máquina tem um programa de 10 min de enxaguamento, perfeito para que a louça fique escondida e a máquina não fique com cheiros. Removo todos os resíduos sólidos, como cascas de legumes e restos de comida. Enxaguo bem toda a pia com água quente e detergente. Às  vezes uso uma escova dos dentes para limpar as áreas em torno da torneira e limpo o ralo e também com  uma escova dos dentes.( Já tinha dito que sou fã das escovas de dentes nas limpezas, ver aqui)
    Muitas vezes, esta é a parte mais suja de uma pia.




    Limpo a parte externa também.

    (Comprei o detergente próprio para inox que se vê na imagem, tem um cheirinho muito bom, mas não dá um brilho  super extra como eu estava à espera!!)


    Por vezes também coloco o escorredor  dentro da máquina de lavar loiça. Faço o mesmo com os porta talheres das gavetas. É óptimo para lavar os cantinhos todos!!


    Não deixo esponjas molhadas, panos ou outras coisas dentro da pia nem nas suas bordas. Fica tudo numa caixinha debaixo da bancada. 

    Mais seguidores do método?
    Até à etapa 2... Beijinhos


3 comentários:

  1. Bem, eu como sou organizada, há muito que tenho por princípio não deixar acumular tralha nem deixar a casa desarrumada. Primeiro porque tenho uma casa pequenina, à medida das minhas necessidades, segundo porque não tenho objetos decorativos, logo ganho tempo ma limpeza do pó, por exemplo!
    Beijinho e boa semaninha!

    ResponderExcluir
  2. Tb uso muito a escova de dentes neste tipo de limpeza.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito atenta a estes posts que para mim são bastante úteis :)

    ResponderExcluir