sexta-feira, 5 de junho de 2015

China - Portugal - Turquia

Experimentei e...

Já abandonei a China mas não foi fácil compor-me de tanto cansaço das viagens...
E por isso atrasei-me muito a publicar, mas já tinha preparado este post há alguns dias!
Depois de Hong Kong, Guilin e Shanghai, visitei mais uma cidade chinesa, Xi'an!
Xi'an foi uma pequena desilusão para mim... É a típica cidade chinesa, com milhões de habitantes e poluída, mas com pouco a mostrar...
Conhecida mundialmente pelo Exército de Terracota, pouco mais tem a mostrar...



E o próprio Exército de Terracota desiludiu.me um bocado, pois além da conhecida vista da fotografia, pouco mais tem a mostrar, com estátuas remendadas, sem cabeça ou braços, ou zonas ainda por escavar pois a melhor forma de preservação destas imagens é deixá-las debaixo de terra.
Além disso, a excursão foi muito cara, apesar do almoço "incluído" (com a surpresa final de ter de pagar as bebidas a preço de ouro, o que obviamente pagou o almoço q nos "ofereceram") e no final tivemos direito a uma tentativa de suborno para que não reclamássemos desse episódio. Acabei por gostar mais da caminhada pela muralha da cidade, apreciando a paisagem de toda a cidade... 


Além disso visitei pela primeira vez uma Mesquita, a  maior da China (em breve irei visitar muitas mais, já vão saber porquê...) .

Depois de Xi'an estive 3 dias em Pequim (quando puder partilho um post) e menos de 1 semana depois de regressar a Portugal, parti para a Turquia! Acabei de chegar a Istambul! Sim, cometi a loucura de fazer estas duas viagens seguidas... Daí a minha quase ausência no blog... Viajar e viciante, chega-se a casa com uma bagagem de informação incomparável!!

Experimentem pesquisar a historia sobre o exercito de terracota vão ficar fascinados!
Aqui fica um bocadinho retirado da wikipédia:

« É uma forma de arte funerária enterrada com o imperador em 210-209 a.C. e cuja finalidade era proteger o governante chinês em sua vida após a morteAs esculturas, que datam de aproximadamente do final do século III aC, foram descobertas em 1974 por agricultores locais...» 

(Todas as imagens foram retiradas da internet)

3 comentários: