domingo, 21 de junho de 2015

Há coisas que eu não compro...

Se há coisas que eu não compro é feijão em lata!!

Experimentei cozer e congelar em caixinhas... é muito prático, económico e saboroso.

Sou neta de agricultores e por isso sempre fui habituada a cozinhar o feijão.


Nem me passa pela cabeça compra-lo já cozinhado.
Talvez seja mais prático, sim... aceito. 
Mas não é mais saboroso nem económico.
Um arroz de feijão não é o mesmo feito com feijão de lata ou feijão cozinhado em casa.

Muitas vezes trago o feijão da horta do meu avô, outras vezes tenho que comprar:

(nem sempre é esta marca, mas ainda não tenho a minha preferida)

Depois é só deixa-los de molho (eu deixo-os durante a noite) 


 Depois de algumas horas...
... estão mais hidratados ( a água quase desapareceu) e estão prontos a ir para a panela e cozer rapidamente. 



Coloco bastante água na panela pois gosto de os guardar com «molho»
Nos primeiros minutos permanecem no fundo da panela, mas quando começam a ferver vão ficar a flutuar, é necessário acrescentar um pouco de água para afundarem novamente.

Eu não uso panela de pressão, nem tenho bimby senão deveria bastar uns 10/25 minutos (digo eu!!)


Depende da qualidade do feijão, mas é preciso um pouco mais, depois de começar a ferver cerca de meia hora. Depois deixo a panela ainda em cima do fogão (vitrocerâmica).
No fim é só guarda-los em caixinhas  com o molho.
Eu uso em caixas de manteiga ( já perceberam qual a minha preferida!!) pois têm o tamanho ideal para a dose que eu uso.
Além disso estas caixinhas são de muito fácil armazenamento.
Por último é só guardar no congelador.


3 comentários:


  1. Também gosto de demolhar o feijão e guardar nessas embalagens é excelente ideia!
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Já se sabe que o que é caseiro é sempre melhor. Eu cá tenho de me contentar com o já cozido do supermercado!

    Um beijinho e boa semana *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Eu também não gosto de feijão de lata, cozinho e também o congelo em caixinhas, é outra coisa, beijos amiga

    ResponderExcluir