quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cuidados em viagens

Experimentei e...


Como dá para ver pelos meus posts do último mês, além de ir à Turquia, fiz uma viagem de 2 semanas à China.

A China, tal como muitos outros destinos do Mundo implica cuidados de saúde adicionais quando fazem parte dos nossos destinos de viagens...

Por isso, antes de viajar, tentei tomar todas as medidas necessárias para ir para este país e além da mala pronta e do passaporte, fiz uma consulta do viajante no Hospital Joaquim Urbano, no Porto. Estas consultas existem em vários hospitais do país, optei por ir a este pois foi onde consegui consulta mais rápida, tendo em conta que tratei deste assunto demasiado em cima da viagem!!



Então e para que serve a consulta do viajante?
A consulta de Medicina do Viajante deve ser marcada com alguma antecedência (cerca de 1 mês, para o caso de ser preciso alguma vacina ou medicação). Por viajar para a China fiz a vacina da hepatite A. 
Serve para aconselhar as medidas preventivas antes, durante e depois da viagem. Os riscos dependem de pessoa para pessoa e com o destino em causa. Destinos como países africanos, asiáticos e da América Central e do Sul implicam riscos para a saúde com maior frequência.

Nesta consulta é fornecida informação relativamente a vacinação necessária, medicação preventiva, informação sobre a higiene individual, cuidados a ter com a água e alimentos, aconselhamento sobre a farmácia que o viajante deve levar consigo bem como informações sobre a assistência médica e segurança no país de destino (quando viajamos na união europeia temos o cartão europeu do seguro de doença, mas fora da europa é sempre mais complicado) 

Uma parte considerável dos problemas surge devido à precariedade dos cuidados de saúde e saneamento básico nas zonas de destino (Na China estava constantemente com receio que salpicasse esgoto para as minhas pernas, quando caminhava! O esgoto a correr pelas ruas não era um acontecimento propriamente incomum, excepto em Pequim!).

Os problemas relacionados com o trato digestivo acabam por ser os mais comuns (não escapei a estes problemas nem na China, nem na Turquia!)

São ainda mais comuns quando se viaja para fora da Europa, mas em qualquer país os cuidados são poucos!
Se forem cumpridos os cuidados com a água e os alimentos a probabilidade de problemas diminui muito mas ainda assim não fica anulada. Nesse sentido, deverá descascar sempre a fruta e lavar os dentes com água engarrafada. 
Deverá ainda evitar beber água da torneira, gelo, alimentos crus ou mal cozinhados, prefira alimentos cozinhados há pouco tempo.

 No que diz respeito ao risco de transmissão de doenças por picadas de insectos, para se proteger das picadas use:
- roupas compridas que protejam a pele o mais possível,
 - repelente de insectos (que existem em roll-on ou spray) e
 - pode ainda usar redes mosquiteiras impregnadas de insecticida (comprei uma rede mosquiteira na Decathlon, mas acabei por não a usar!!).
São várias as doenças potencialmente transmitidas pelos mosquitos, por isso vale mesmo a pena apostar no repelente!


Por fim, não se esqueça da sua pequena farmácia pessoal: paracetamol, para a febre; antihistaminicos para as alergias; termômetro; kit primeiros socorros, pensos rápidos e o protetor solar para evitar as queimaduras!!

Vão viajar para destinos tropicais?
Boas férias, não se esqueçam destes cuidados!!!!

3 comentários:

  1. Muito boa postagem, e muito boas as dicas!!! Eu mesma quando viajo, levo uma farmácia comigo!...
    Beijos e beijos

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mensagem registada!
    Um fim de semana...bem refrescante!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do conceito do blog! =))

    Um beijinho *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir