sábado, 13 de junho de 2015

Istambul

Experimentei e... 

Visitar Istambul fez me aprender, mais uma vez, muito sobre diferentes culturas, religiões e tradições...


Na Turquia tive o meu primeiro contacto com o Islamismo, com as burcas, com os olhares reprovadores por simplesmente ter os ombros descobertos ou usar calções...

As mulheres turcas não tem o hábito de usar burca; usam apenas os lenços a cobrir o cabelo, assim como saias compridas! Contudo, pela sua situação geográfica, há vários turistas oriundos de países em que o uso de burca é um hábito...
Nunca tinha visitado um pais muçulmano, pelo que quando acordei a meio da noite com o chamamento para a oração, fiquei um pouco desorientada sem saber o que se passava... E uma espécie de convite da religião islâmica que ocorre 5 vezes por dia, para que todos os seus fieis rezem..
Há vários exemplos no youtube - imaginem o que é ouvir isto a meio da noite e sem outros ruídos:

Deu para visitar o essencial: Mesquita Azul, Basílica de Santa Sofia, Cisterna da Basilica, Palácio Topkapi, Mesquita de Suleymaniye e Torre de Gálata


Visitei ainda o Bazar das especiarias e o Grande Bazar, em que os preços estão muito inflacionados! Compra-se muito melhor nas ruas mais desviadas das zonas turísticas.



Tive ainda a oportunidade de fazer um cruzeiro pelo Bósforo, que durou 2h mas ao fim de 1h estava cheia de frio e ansiosa por que acabasse... 
E pronto, estes foram os últimos dias de 3 semanas intensas de viagens!

Passei 4 dias em Istambul e deu para conhecer tudo sem pressa... E ainda deu para aproveitar para descansar a sombra durante a tarde, enquanto provava um dos gelados da O da Turquia!



Para a mim a minha viagem a Istambul vale principalmente por este contacto com uma religião de que pouco sabia ate agora!

Finalmente estou em casa e estou muito feliz por isso.
Sentia falta da sopa de legumes, do conforto e limpeza da minha casa e da atenção da família! 
Sentia saudade do conforto do meu país.
Muitas vezes só damos valor às coisas quando não as temos, não é?


3 comentários:

  1. Também já visitei Istanbul e até tive a oportunidade de ir à parte Asiática, aí sim, é bastante diferente da nossa Europa, pois Istanbul já tem muitas influências europeias, ainda assim, adorei e até voltava lá de novo :)

    ResponderExcluir
  2. Quero muito conhecer Istambul!!!
    Estive na Tunísia e adorei a cultura daquele povo!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Que descrição incrível! Dá logo vontade de ir visitar :)
    Obrigada :)

    ResponderExcluir