terça-feira, 8 de setembro de 2015

O Amor nos tempos de Cólera

Experimentei e... gostei


Acabei de ler: O Amor em Tempos de Cólera

escrito pelo famoso Gabriel Garcia Marques, nascido na  Colômbia.



Tenho que admitir que no inicio fiquei um pouco intimidada e confusa com tantos flashbacks e inserções de um enredo dentro do outro. Mas pouco a pouco fiquei «agarrada». A escrita do autor é singular.
Outra característica que se observa é a riqueza de detalhes, sendo fácil a elaboração de um cenário mental.

Resumo, resumido: 


Uma história de amor vivida ao longo de mais de meio século, passada numa cidade da América do Sul dos tempos coloniais (às portas do século vinte), onde os seus protagonistas, Florentino e Fermina, se perdem de amores um pelo outro nas suas adolescências, e só materializam esse mesmo amor cinquenta e três anos depois, após quase toda uma vida de idealização, por parte de Florentino, e de vivências frustradas, por parte de Fermina. 

Esta obra foi adaptada ao cinema por Mike Newell).
Com...

Javier Bardem
Giovanna Mezzogtorno
Benjamim Bratt

 Quero ver!!
Aqui fica o trailler:


( Prefiro ler o livro sempre antes do filme. Na grande maioria das vezes fico desiludida com o filme. A ver vamos...)

Deixo aqui algumas frases do livro:

 “Tinha ido descobrindo aos poucos a insegurança dos passos do marido, seus transtornos de humor, as fissuras de sua memória, seu costume recente de soluçar durante o sono, mas não os identificou como os sinais inequívocos do óxido final e sim como uma volta feliz à infância. Por isso não o tratava como a um ancião difícil e sim como a um menino senil, e esse engano foi providencial para ambos porque os pôs a salvo da compaixão.”
“Mas se alguma coisa haviam aprendido juntos era que a sabedoria nos chega quando já não serve de nada.”
“Bastou ao médico um interrogatório insidioso,primeiro a ele e depois à mãe para comprovar uma vez mais que os sintomas do amor são os mesmos do cólera.”
“– Responda a ele que sim – disse.– Ainda que você esteja morrendo de medo, ainda que depois se arrependa, porque seja como for você se arrependera a vida inteira se disser a ele que não.”

 “Mas ao contrário daquela vez não sentiu agora a comoção do amor e sim o abismo do desencanto. Num instante teve a revelação completa da magnitude do próprio engano.”
“Era ainda jovem demais para saber que a memória do coração elimina as más lembranças e e enaltece as boas e que graças a esse artifício conseguimos suportar o passado.”
 “Nunca teve pretensões de amar e ser amada, embora sempre nutrisse a esperança de encontrar algo que fosse como o amor, mas sem os problemas do amor.” 

Aqui fica o livro em formato pdf: https://oimaginariomundo.files.wordpress.com/2010/09/gabriel-garcia-marquez_o-amor-nos-tempos-do-colera1.pdf

3 comentários:

  1. Um dos meus livros preferidos. Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do escritor, gostei do livro, mas é verdade, temos de estar muito atentos à história, ele divaga muito e com muitos pormenores, por vezes acabamos por nos perder. :)

    ResponderExcluir
  3. O meu livro favorito, a minha história de amor preferida!!!

    ResponderExcluir