terça-feira, 21 de junho de 2016

Rastos de Sândalo ( leitura obrigatória!!)

Experimentei e... adorei!!
Tenho andado muiiiiiiiiiito ocupada, mas finalmente consegui respirar um pouco. Pude assim dedicar-me a fazer uma das coisas que me descontrai: LER!!
A obra escolhida foi esta:

Infelizmente este livro, que retrata o trabalho escravo das crianças  nos países do oriente,  é um livro atual. 

O nome de uma das autoras não me era estranho - Ashá Miró. Agora que pesquisei, descobri que nasceu na Índia entre Nasik e Bombay nos 6 primeiros anos de vida, sendo ado adotada em 1974. Tendo ido, nessa altura,  viver para Barcelona.  (Tal como a personagem Sita do seu livro).
É uma pessoa de referência no que respeita a adoção internacional.
Tem mais dois livros. Num deles relata o reencontro com as suas duas irmãs biológicas.


Sinopse de Rastos de Sândalo:

Três crianças órfãs atravessam o mundo para encontrar a felicidade.

1974


Em Adis Abeba, Solomon, um menino etíope de doze anos que perdeu a mãe, assiste à partida do pai para a guerra contra a Somália, de onde nunca regressará. Um programa de ajuda promovido pelo governo cubano mudará o rumo da sua vida.
Entretanto, numa pequena aldeia da Índia, Muna, uma órfã de onze anos é vendida pelos tios a um negociador de escravos. Muna vive o inferno, trabalhando 16 horas por dia, rodeada de moscas e pulgas. Mas a sua vida muda quando a levam para servir na casa de uma família abastada, em Bombaim.
Sita já tem seis anos e não guarda recordações da vida anterior à admissão no orfanato. O seu maior sonho é ter pais, como as outras meninas. Para realizar o seu desejo, terá de cruzar o globo.


2004

Trinta anos depois, o acaso reunirá estas três pessoas tão diferentes e as suas vidas convergirão em Barcelona, graças a um destino tão aleatório quanto inevitável.


E como os livros nos ensinam sempre qualquer (ou muita coisa) . Aqui fica algo que gostei de aprender:

 Etiópia é é um país africano (sem litoral), é um dos países mais antigos do mundo que o seu próprio sistema tempo e calendário único (calendário Juliao), sete ou oito anos (??)  atrás em relação ao nosso (Calendário Gregoriano)
O ano novo na Etiópia é comemorado no dia 11 de Setembro do nosso calendário ocidental.
 Deixo aqui um quadro comparativo dos dois calendários:


Alguém leu? Opiniões?


2 comentários:

  1. Depois da Doçura da Chuva e Café do amor, vou por este na minha lista!Parece-me que temos gosto semelhantes!:)

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li Café do Amor... mas está na minha lista. Gosto de encontrar pessoas com gostos semelhantes, mesmo que virtualmente!!

    ResponderExcluir